Já conferiram o line up dos profissionais que estarão na FIMS 2018 [PR] ?
Simples. Basta 1 click: [https://www.fims.com.br/profissionais/]
Aí, alguém distraído, pergunta-me: GRV, por que ir à 2 ª edição da Feira Internacional da Música do Sul?
Respondo que, de minha parte, o line up, intercâmbio, aproximação, sons e paisagens já seriam a resposta em si. Daí me lembrei do que vi neste final de semana na cidade de Pirenópolis de Goiás, e pelo menos para mim, a ida é inevitável, imprescindível e necessária.
Explico:
Em janeiro de 1985 vi nascer no Brasil a 1ª edição do Rock In Rio. Lá, vi também uma marca de cerveja, a Malt 90, ser lançada e associada ao evento e a seu público jovem e conteúdo musical, predominantemente, autoral, nacional e internacional.
Naquele evento, a indústria da música explodiu. Já a Malt 90 ou “Nojenta”, implodiu, mesmo com seu slogan à época que dizia “ A Malt Nojenta 90 é uma cerveja à frente do seu tempo”. Pois bem, e o que isso tem a ver com Pirenópolis [GO]?
Explico:
Aconteceu nesse templo turístico regional, regado a pequi, catira, empadões, cachoeiras e outras tradições goianas, o Piri Beer, que, para minha surpresa, é um festival de cervejas artesanais com um monte de sons e bandas cover do Rock In Rio. Nunca ouvi tanta repetição, em alto nível técnico, regado à tanta diversidade de cerveja.
É uma inversão? Talvez… Porém, paralelamente, temos aquelas cervejas artesanais que estão se aproximando dos festivais, feiras e, até quem sabe, em breve, dos prêmios, para colaborarem na personalização e expansão dos eventos. Em comum valorizam as marcas musicais e o intercâmbio local, municipal, estadual, regional e nacional.
FIMS 2018: ainda precisa de explicação?
Em caso de dúvida, siga a programação [https://www.fims.com.br]. Do contrário, aprecie o novo, o original e o autoral sem moderação.
Musicalmente,
Gustavo Vasconcellos