Reunir, restaurar, editar e legalizar: a soma destes verbos é igual a preservar? Penso que sim! E foi a partir desta necessidade interior e desejo pessoal que em 2011, ao surgir um novo edital destinado à preservação e memória de Brasília, dentro do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, que visualizei a oportunidade de dar início a uma série que compartilhasse sons e artistas brasilienses que colaboraram para qualificar Brasília no mapa da música nacional, a partir da sua rica diversidade e excesso de originalidade.
Por motivos absurdos, inesperados e alheios à minha vontade, detalhados em nosso hotsite, não consegui concluí-lo àquela altura. Justiça feita, consegui reinscrever o mesmo projeto em 2018 com a autorização dos artistas que havia escolhido para iniciar esta série (Banda 69, Fama Volat e TonTon Macoute, o projeto iRaridades Vol.I). Novamente, o IRaridades foi vitorioso, porém, nesta segunda tentativa, na modalidade “Gravação e Produção de cd ou dvd”.
Um ano após a vitória oficial, disponibilizamos, nos meios físicos e digitais e em todas as plataformas atuais, estilos e épocas da produção fonográfica na intenção de estimular o interesse pela riqueza musical produzida em Brasília entre 1980 e 1990.
A remasterização e o relançamento destas gravações e seus respectivos intérpretes neste catálogo/cd reconhecem e reapresentam o trabalho de três grupos musicais engajados em produzir expressões significativas de uma inesquecível geração de brasilienses.
Além do mérito, a materialização desta obra de arte, é a oportunidade de reverenciarmos, com nossas legítimas vozes e versos, a cidade que permitiu o nascimento de tantas ideias, sonhos e projetos artísticos.
Na certeza de que fará sentido para a humanidade esta pequena homenagem a Brasília de todos os brasileiros, apreciem a emoção dos autores, artistas e todos que colaboraram para a felicidade e vivam o futuro do presente!
Eu, Gustavo Ribeiro de Vasconcellos, musicalmente, dedico esta obra de arte à memória de Tina Araújo e Tadeu Miúra.
Desenvolvedor: Peter Lima