FEIRA DA MÚSICA INDEPENDENTE
[ 2005, 2006, 2007]
A 1ª Feira de Música Independente (FMI) foi realizada no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em abril de 2005, com o objetivo de estreitar a relação de artistas e músicos com a indústria fonográfica e contribuir para o reordenamento e atualização dos processos produtivos legais e de comercialização da arte independente na música.
O formato da feira abrangeu os mercados nacional e internacional, com shows nas salas Villa Lobos e Martins Penna. A feira em si, montada na área externa, ganhou o nome de Arena-Petrobrás, e contou com estandes de gravadoras, comercialização de cds, livros, softwares e revistas.
Em três anos transformou-se em um fórum Internacional de negócios e de intercâmbio de experiências entre os independentes dos mais variados níveis da cadeia produtiva musical e de gêneros musicais. Entre os países que estiveram presentes, França, Uzbequistão, Inglaterra, Bélgica e Cabo Verde.
A FMI teve patrocínio da Petrobrás e parceiros como Itaú Cultural, SESC e SEBRAE Nacional.
A estratégia para organizar a FMI teve como base cinco objetivos: exposição e comercialização; entretenimento; descobrimento e preservação da qualidade artística, soluções inovadoras e intercâmbios.