Brasília, 16 de novembro de 2022
Entre as diversas ações que ocorrem nas edições do Prêmio Profissionais da Música, desde de sua 5ª edição, uma é especial: o LAB PPM.
Nessa experiência coletiva, um seleto grupo de produtores e engenheiros ao lado de um(a) artista escolhido(a) através de participação popular e júri especializado se reúnem ao vivo, em um local que recebe o público, durante a realização do evento para produzirem um single inédito, que também é gravado, mixado e masterizado, e posteriormente, editado, distribuído e promovido em todo território nacional e internacional.
Na edição passada, extraordinariamente, à realizamos, incrivelmente, à distância. Diretamente do estúdio Orbis de Vicente Pires, recebemos por dois dias a artista brasiliense Amanda Maia, escolhida pelos critérios acima, para ter o seu single produzido lá de São Paulo, em tempo real, pelo produtor Maurício Tagliari e com a supervisão de gravação, mixagem e masterização, dos engenheiros gaúchos Marcelo Fruet e Átila Viana e do brasiliense Marcos Paulo Pagani.
A produção executiva é de Gustavo Vasconcellos, edição YB Music e distribuição digital pela GRV.
A origem do LAB PPM?
Em 2005, Gustavo Vasconcellos da GRV, empreendia no Brasil a 1ª Edição da Feira da Música Independente de Brasília (FMI). Naquela ocasião, Gustavo e Miranda, idealizaram, exatamente a mesma iniciativa e lá com a participação de ilustres colaboradores, gravaram, mixaram, masterizaram e lançaram um single da banda paraense Suzana Flag. Em 2005, essa iniciativa foi possível graças à parceria entre GRV, FMI e Orbis Estúdio, que, novamente, dará suporte para essa realização em 2021.
Maurício Tagliari foi, à época, apresentado por Miranda à Gustavo Vasconcellos. Dali, e dentro da ABMI e outros projetos, Maurício e Gustavo transformaram-se em parceiros, amigos e colaboradores e juntos produzirão essa homenagem para o amigo em comum e que tanta falta faz para a produção musical nacional.
Em que ponto está a produção da nova música, a 2ª, produzida por este coletivo, dentro do LAB PPM?
A faixa já está pronta, contratos assinados, códigos gerados e hoje, concluímos o ensaio fotográfico para avançar para a capa e fazer o lançamento nos primeiros dias de janeiro em uma ação colateral de abertura das inscrições para artistas de Brasília interessados em participar do LAB PPM3.
Quem é AMANDA MAIA?
Amanda Maia é cantora, compositora e instrumentista e vem desenvolvendo seu trabalho autoral desde 2015. Já conta com mais de 40 mil streams (ao todo) no Spotify e mais de 20 mil visualizações (ao todo) no YouTube. O último lançamento da artista, intitulado Ela Dormiu, já conta com mais de 2 mil streams orgânicos em apenas duas semanas de lançamento. Os mais de quatro mil fãs que acompanham Amanda pelo Instagram também endossam a ascensão da cantora que começou com um celular, um violão e as paredes do quarto como plateia. A artista mostra versatilidade nas composições e busca um diálogo amigo com os fãs, entendendo que cada artista e cada fã é, antes de tudo, uma pessoa que sonha e sente.
Produção Fotográfica: Letícia Helena
Fotógrafo: Daniel Dutra
Prêmio Profissionais da Música | 7ª edição