O retorno ao Womex foi projetado para 2020. Veio a pandemia e nos obrigou a adiar. 2 anos se passaram e para lá me dirigi com o foco voltado para a promoção mundial do Prêmio Profissionais da Música, que une nosso modelo pioneiro de feiras de música no país com a emoção da premiação, nesta edição, para 177 categorias de profissionais que atuam neste setor. E com um aditivo, a cobertura do evento para o canal Music Box Brasil, que junto à organização do PPM, está apresentando uma série de especiais com entrevistas nas principais feiras do Brasil e do exterior.
Mal desfiz as malas, enquanto simultaneamente dou continuidade aos contatos por lá realizados, já me encontro com as expectativas lá no alto para conhecer o Tum Festival, diga-se de passagem, semifinalista da 7ª edição do Prêmio Profissionais da Música
Para quem ainda não conhece,o Tum Festival é hoje um dos mais importantes festivais e conferência de música do Brasil, porque nasceu com o propósito de mostrar o tamanho da potência da cultura e da economia criativa enquanto segmento produtivo . Isso em um Estado que se orgulha de ser um polo de tecnologia e turismo, tão rico em recursos e, ao mesmo, tão carente de oportunidades no cenário cultural. Não por falta de profissionais, mas por falta de iniciativas e espaços que abracem os talentos da nossa terra.
Foi desta lacuna que nasceu, em 2017, o Tum Festival, o mais importante festival e conferência de música, negócios e economia criativa de Santa Catarina, com objetivo de conectar o ecossistema musical e de redes criativas, gerar novos negócios para o setor, abrir novos mercados, atrair investimentos e a exportação dos produtos e dos talentos do nosso estado.
O Tum é um evento de convergência da cultura e da economia criativa e vem construindo muitas pontes, aproximando a música de Santa Catarina com players importantes do Brasil e do Mundo.
Para este ano, a proposta temática para o Tum Festival tem o objetivo de tocar corações. E foi nessa ideia que embarquei, incluindo uma participação no painel : Debate dos Festivais ao lado de Willian Mendonça(CE), Max Vianna(RJ), Claudia Assef (SP), Joilson Santos(BA)
Uma certeza temos: voltaremos renovados, energizados, enriquecidos e com muito para compartilhar.
Onde acessar a farta programação? Clique aqui
Musicalmente,
Gustavo Vasconcellos